Prevenção das Úlceras por Pressão

As úlceras por pressão são um problema de saúde pública que tem vindo a centrar a atenção da comunidade científica da área da saúde. Em consonância, a prevenção constitui um aspecto fulcral do seu controlo. 

Na minha tese de mestrado desenvolvi um sistema automático de prevenção de úlceras por pressão. O sistema de monitorização é constituído pela matriz de sensores, temperatura e pressão, pelo circuito de aquisição de dados da matriz, por um sistema de transmissão sem fios e o software de visualização dos dados.
Este sistema permite monitorizar, em situação de contacto os valores de temperatura e pressão, mantendo o cuidador (formal/informal) informado sobre a alteração dos mesmos.
Com a integração no grupo de Investigação Científica em Enfermagem 2 (ICE2), na Universidade da Madeira, tive a oportunidade de continuar a desenvolver este trabalho.
Partilho convosco um pequeno vídeo utilizado para sensibilização deste tema, desenvolvido pelo grupo ICE2.
 

O estudo efectuado sobre a etiologia das úlceras por pressão levou a constatar que existem distintos factores, intrínsecos e extrínsecos ao organismo humano que influenciam o aparecimento deste problema, fundamentalmente em pessoas debilitadas com alterações da mobilidade e sensibilidade. Assiste-se a um grande desenvolvimento tecnológico, associado à criação de dispositivos com funções de monitorização e controlo de factores extrínsecos, como por exemplo a pressão, a temperatura e a humidade, exercidas nas partes do corpo em contacto com as superfícies de suporte, (colchões e almofadas). No entanto, estes meios mostram-se incapazes de deter a elevada incidência de úlceras por pressão, levando a olhar os factores intrínsecos associados ao processo de lesão tecidular como fortes determinantes na susceptibilidade para este problema.

Um dos caminhos a seguir para evitar este flagelo é a prevenção, mas só se pode prevenir o que se conhece.






Carla Licínia

Comentários

Mensagens populares